sexta-feira, 11 de maio de 2012

O que um bebê de sete meses consegue fazer?


O que um bebê de sete meses consegue fazer?

Agora o bebê começa a se preparar para ser independente e se locomover pela casa.

É hora de o bebê ficar sentado. Com 7 meses, sua coluna já está mais firme e o bebê já consegue ficar sentado sozinho, às vezes inclinado para frente e com as mãos apoiadas no chão para não desequilibrar. Com o tempo, ele vai ganhando confiança e passa a ficar sentado com a coluna bem retinha, sem nenhum tipo de apoio.
Nessa fase o bebê se prepara para engatinhar e começa a se locomover voluntariamente. Eles se arrastam e rolam para alcançar objetos que estão longe e alguns chegam até a inventar moda se arrastando sentado.
O progresso da linguagem é evidente e o bebê começa a usar sílabas como da-da, pa-pa, ga-ga. Ele se diverte com os sons que ele próprio emite.
Nessa fase, eles estão encantados com as pessoas. Os pequenos conhecem bem sua família e podem ficar encabulados se algum estranho pegá-lo no colo. Se forem conhecidos, vão adorar passar de um colo para o outro.
As brincadeiras que divertem aos 7 meses são as mais animadas, como aquela em que colocamos a criança sentada nos joelhos e fazemos como se ela estivesse andando de cavalinho. A criança ri alto com a brincadeira, gosta da sensação, fica excitada e pede mais quando paramos, se balançando e jogando o corpo para trás.
Participa ativamente das brincadeiras, não só “pedindo mais” com gritos e movimentos, mas também estabelecendo contato com as pessoas, olhando, balbuciando e até mesmo esboçando imitações. 
O bebê adora brincar de esconde-esconde. Coloque uma fraldinha na frente do seu rosto e deixe-o tirar, dizendo "Achou!". Ele vai ficar fascinado, porque está começando a entender o conceito de permanência (deixa de achar que as coisas desaparecem para sempre só porque não estão diante de seus olhos). 
Cadê o bebê?? Assô!!


Como estimular o bebê de sete meses?

O bebê ganha um novo ponto vista, ele agora ele está sentado e vê o mundo mais do alto. Novas possibilidades são descobertas.

Quando a criança começa a sentar, uma serie de brinquedos entram no seu campo de interesse e a brincadeira fica muito mais divertida. Ela está pronta para brincar com cubos que tenham guizos embutidos, caixas que se encaixem uma dentro da outra, brinquedos e argolas empilháveis.
Sentada, a criança pega um objeto com cada mão, troca os brinquedos de mão, e com isso, aprende cada vez mais. Sente a criança no chão e coloque seus brinquedos preferidos em volta dela. Ela vai observar, escolher um para brincar, depois trocar por outro. O bebê poderá se distrair assim durante muito tempo.
É interessante que o bebê brinque com outras crianças também. Em geral, os bebês gostam de observar e interagir com irmãos mais velhos e primos.
Lembre-se que a presença da mãe continua sendo fundamental para o desenvolvimento da criança.
Se a mãe trabalha fora o dia inteiro, poderá compensar sua ausência à noite e nos finais de semana. Nossa dica é que a mãe que trabalha não chegue em casa e apenas dê banho, comida e coloque a criança para dormir. O ideal é arrumar um tempinho diariamente para brincar com o bebê, ainda que esteja cansada. É nesses momentos de troca de carinhos, olhares e gestos que a mãe e o bebê vão se doar um ao outro.



7 comentários:

  1. Passei para desejar um feliz dia das mães!!!

    Bjs!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  2. Que lindooo...
    Essa é uma fase muito gostosa e cheia de descobertas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. olá sher, eu já liberei seu email, agora é só fazer login neste novo link pra contiuar me seguindo: http://mamaefelizdabeatriz-paty.blogspot.com.br/?zx=45555b85d5eac525

    bjusss da paty e da bia.

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus, pára esse tempo para nossos filhotes aproveitarem mais a infância e nós também!! Feliz dia das mães. Beijos e meus parabéns!

    ResponderExcluir
  5. E como está lindo!!

    Feliz dia das mães, amiga. Ser mãe é bom demais e te desejo que seu dia seja incrível

    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo vontade de morder!!! Essa fase é mto gostosa aproveita pois passa rapido bjoooooooooos!

    ResponderExcluir