sábado, 14 de julho de 2012

Dente novo + Fimose!


Olá Belas mães!!
Tem dente novo na paradaaa, e ja saiu e tudo. Dessa vez ele ficou mais chatinho que antes, só queria colo o tempo inteiro, nada q uma mãe babona nao resolvesse, quando ele dormir vou tentar tirar uma foto pra vocês verem.


Quem achou o dente levanta a mão O/

Post passado (ou retrasado) falei que o Guga foi diagnosticado com fimose em estado avançada, e algumas pessoas ficaram preucupadas, Então resolví pesquisar um pouco sobre o assunto e fazer um post aqui, pode ser util pra outras pessoas também neh?
Fimose no termo tecnico é o exesso de pele que recobre a glande (famosa cabeça do piupiu). Todo bebê (ou pelo menos 99,9%) nasce com fimose, isso é uma proteção natural contra infecções que podem ocorer na regiao genital, no entando após o 6º mês de vida esse indice cai para 60%, e após o 3º ano diminui para 20%.


 A fimose se cura naturalmente nesses casos, mas há uma maneira da mãe ajudar que é fazendo a higiene, ja até comentei aqui no blog sobre isso, que a mãe puxa a pele (sem forçar) e tira uma 'massinha' que fica lá, isso é causadora de muitas infecções, inclusive mesmo eu fazendo isso sempre o Guga teve 2 quase infecções de urina.
Quando a fimose não regride naturalmente, entra o uso de pomadas e quando diagnosticada tardiamente pode ser preciso até fazer cirurgia para a correção.
Em algumas religiões essa cirurgia é feita assim que as crianças nascem, vocês ja devem ter ouvido falar da circuncisão neh? Pois é ela!
Não é recomendado puxar a força a pele para baixo, pois isso pode causar lesões (além de dores e desconfortos) e essas lesões ao cicatrizarem só vão estreitar ainda mais o anel da fimose, agravando ainda mais a situação.

No caso do Guga, a Doutora passou uma pomada que facilita a dilatação dos póros (ou algo assim) e faz com que a pele fique mais dilatada e desça mais do que sem nada.
Alguns especialistas recomendam que não se fala nada até uns 12 anos de idade, pois acham que os hormonios envolvidos na puberdade possa ajudar o anel da fimose a se alargar ajudando assim a sua regreção.
Eu tenho um tio que fez a cirurgia agora com uns 53 anos de idade (véio caduco) e depois de 2 filhas, então isso é algo muito relativo que só o médico pode diagnosticar o melhor método de cura.
Sendo assim, se você for algum pai, vá ao urologista, e se você for uma mãe de menino, pergunte a profissional de saúde responsavel por ele sobre a fimose, porque a médica anterior dele nunca tinha dito nada.


Imagens retiradas dos sites:
meu bebê
Pediatria para todos
Comentei

Texto retirado da minha cabeça com base nas diversas pesquisas que fiz, portanto não quer dizer que as informações estão todas corretas, e não são palavras de um profissional, por isso eu insisto, consulte sempre um médico!


bjO

6 comentários:

  1. Nossa Sheer foi bom saber pois sou mãe de menino como vc sabe rs' e não sabia disso então eh bom saber e procura falar com o pediatra e saber melhor . antes de fazer qual quer coisa .

    ResponderExcluir
  2. Meu sobrinho teve!!! E foi operado com 1 ano e meio e deu tudo certo!! Tmoa que o guga reaga bem a pomada e dê tudo certo :) Bjiiim!

    ResponderExcluir
  3. Que fofo ver os dentinhos...
    Eu fico agoniada rs, imagino o sofrimento deles da gengiva rasgando, a dor a coçeira... rs
    Ainda bem que passa logo ;)
    E bem legal o esclarecimento que vc colocou sobre a firmose...
    Ser mãe de menino não é facl rs...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. AI que dente mais lindoooo...da só dó deles ficarem chatinhos né...Interessante isso sobre fimose...já ouvi falar muito mas nunca parei pra pensar o que realmente era sabe...
    Bjus flor

    ResponderExcluir
  5. Uau!
    Super esclarecedor esse post!
    Adorei.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi linda Arthur tbm está usando essa pomadinha...tomara que resolva rs
    adorei o post
    Beijos

    ResponderExcluir