quarta-feira, 4 de junho de 2014

Piquenique para Crianças.

Como preparar um piquenique para as crianças

Com a chegada do verão (ao menos nas regioes norte e nordeste) e as crianças em casa, de férias, é sempre um desafio pensar em novas brincadeiras para entreter a meninada, não é mesmo? Mas, entre as atividades infantis mais divertidas, há uma que nunca sai de moda: o piquenique. E não é preciso muita preparação, nem muito investimento para organizar um lanche ao ar livre. Basta seguir alguns passos para garantir que o passeio seja um sucesso.

Em primeiro lugar, confira a previsão meteorológica, para evitar que vocês sejam pegos de surpresa. Escolha um dia em que não haja possibilidade de chuva, nem esteja muito quente. O piquenique pode ser feito em um parque, praça, clube, jardim, ou mesmo no quintal de casa. O importante é que seja em um lugar tranquilo e seguro, afastado de muito movimento e dos carros.

Separe alguns itens para garantir o conforto de crianças e adultos. Se, no local houver uma mesa, leve uma toalha, que pode ser de pano, ou de papel, além de copos descartáveis, guardanapos e um saco de lixo. Para sentar no chão, leve cangas ou esteiras e também algumas almofadas. Não se esqueça de separar repelente de mosquitos e filtro solar com fator de proteção adequado para as crianças.




Na hora de preparar o lanche, planeje levar alimentos que não exijam talheres para serem consumidos. Um bolo de fubá, de cenoura ou de chocolate, já cortado em pedaços, costuma agradar. As crianças também gostam muito de cupcakes e biscoitos. Você também pode preparar sanduíches de presunto e queijo. Apenas tome cuidado para mantê-los guardados em um recipiente fresco, como uma bolsa térmica, por exemplo, para que não estraguem com o calor, já que são alimentos perecíveis. Leve frutas já picadas, como melancia, melão, ou maçã, além de morango, uva, banana e mexerica, que são fáceis de consumir. Lave as frutas previamente.

Não se esqueça de levar garrafas de água, para hidratar as crianças. Caso queira preparar um suco, leve-o em uma garrafa térmica, para que ele não esquente. Os sucos cítricos tendem a ficar amargos, depois de um tempo. Uma boa alternativa é levar suco de uva, maracujá ou caju.

Envolva as crianças na preparação do cardápio. Pergunte o que elas gostam de comer e beber e planeje um lanche gostoso e saudável. Elas podem ajudar a preparar os sanduíches, bem como picar as frutas, com uma faca sem ponta. Pergunte aos outros pais se existe, entre os convidados, alguém com uma restrição alimentar, como intolerância à lactose, ou alergia a algum produto.

Planeje algumas atividades, como um jogo com bola, pique-esconde, ou amarelinha. Outra brincadeira que é sempre divertida entre as crianças é fazer bolha de sabão. Também vale a pena levar um aparelho de som portátil, que funcione à pilha, com músicas apropriadas para as crianças.

Seguindo essas dicas, seu piquenique ao ar livre será um grande sucesso e vai deixar boas recordações para as crianças!

















3 comentários:

  1. Piquenique é sempre bom,principalmente pra reunir amigos e colocar o papo em dia,boas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Piquenique é sempre bom,principalmente pra reunir amigos e colocar o papo em dia,boas dicas.

    ResponderExcluir