quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Parto Roubado, você teve?

Oi Belas Mães..
Vou falar hoje de um assunto bem polêmico: Parto!
Mas o meu intuito aqui hoje, não é de lhe julgar, mas de lhe alertar...
Vamos ser tão civilizados aqui, quando no facebook ;)

É o seguinte, eu fiz uma publicação no meu facebook ontem, onde eu dizia o seguinte:

"a cesárea é recomendada apenas nos seguintes casos: “quando há risco de vida para a mãe, para o bebê ou para ambos; quando a mãe tem hipertensão grave; em casos nos quais a gestante é soropositiva para o vírus da AIDS; quando a cabeça do bebê é maior do que a passagem da mãe (desproporcional); quando o cordão umbilical sai antes do bebê; nos casos em que a placenta descola antes do nascimento do bebê; quando a localização da placenta impede a saída do bebê; em situações que o bebê está sentado ou atravessado; ou em parto de gêmeos quando um dos bebês está sentado”.

E qual foi o motivo da sua mesmo?"


Lá nós tivemos uma discursão bem civilizada, e várias pessoas chegavam e falavam assim: "Faltou o meu motivo, que foi por isso, isso e aquilo" e acabamos descobrindo que várias pessoas tiveram o parto roubado, antes que você pergunte: Sim, o meu também foi uma "desnecesária". A Glaucia até postou no blog novo dela sobre isso, porque ela se sentiu muito mal, quando descobriu que foi enganada.
Realmente, os médicos dão diversos motivos bobos para uma césaria, se esse não é o seu caso, se você desde o principio queria ter seu filho por meio de uma cirurgia, você não se encaixa aqui. Mas há uma infinidade de mulheres que foram coagidas e enganadas e tiveram seus partos roubados!

Quem estiver interessada em saber, a Dra Melania reuniu as 50 desculpas mais usadas para os obstretas prescreverem Cesariana. Basta Clicar aqui ..

O índice real de casos que realmente PRECISAM de cesária é de apenas 15% das mulheres, e hoje no Brasil as cesárias estão em torno de 30% dos partos da rede pública e mais de 80% na rede privada.
Se você realmente quer ter um parto normal, você deve saber que sim: ele acontece naturalmente, mas é melhor ainda se você se preparar.
Ainda sou uma leiga no assunto, mas na época do que pesquisava na minha gravidez, eu sempre vi exercícios pélvicos que ajudam a fortalecer a musculatura da região, caminhada ajudam a acelerar o processo do parto, bolas de pilates.. enfim.. há uma infinidade de coisas que você pode fzer para melhorar o seu parto.

Saiba que nascer é uma coisa natural, e tirando casos como esse o bebê não vai ficar dentro de você pra sempre, ou "passar do tempo" na verdade, ele esta é justamente no tempo dele. 

Dentre os riscos da césarea a taxa de morte numa césarea, é superior a taxa de morte de um parto domiciliar. O argumento mais usado "contra" o parto domiciliar é que você não tem assistencia médica, e que em caso de emergencia, não tem ninguém para lhe atender, daí o parto em casa é taxado de PERIGOSO.
No entando, na cirurgia de cesáriana, há médicos, enfermeiros, anestesistas, vários aparelhos ligados a você, equipamentos, e todo o preparo necessário, e mesmo assim a taxa de morte por césaria é maior. 
Pense nisso!

Para concluir, eu peço a vocês que antes de tomarem suas decisões, que pesquisem, e pesquisem muito sobre o assunto. Não caiam nessa de que "parto normal é para pobres" "parto césaria é de rico", porque um parto humanizado hoje, custa tanto quanto uma césaria. Por tanto, pesquizem bem, e se imponham diante seus médicos.


2 comentários: