domingo, 24 de novembro de 2013

O Desmame

Meu filho tem 2 anos e 2 meses.
E até a semana passada ele sempre mamou, e muito!
Gostaria de contar para vocês o relato do meu desmame, pois eu consegui desmamar sem trauma, talvez possa ajudar mais alguém que esteja passando por essa situação.
Em outubro, uma amiga minha começou um processo de desmame na filha dela, e devido a isso,Decidi que também ia tentar tirar o peito do Gu (que é meu filho), mas eu optei por um processo mais demorado, e menos traumático. Eu fiz uma meta, de até o final do ano, ter desmamado meu filho. Apesar de isso doer muito em mim, comecei meu processo.
Conversei com ele, que agora as mamadas iam diminuir, e que ele iria comer mais comida, (se bem que ele nunca fui ruim de garfo) e o peitinho só ia servir para dormir.
Até aí tudo bem, afinal, ja era mais ou menos assim mesmo.. Passou-se uma semana e o desmame diurno foi completo, mas o noturno seria um outro desafio. Para minha sorte, eu adoecí, e estava sem paciencia, e sem forças pra cuidar e brincar como ele merece, então eu dei o peito de novo. Foi meio que um "atraso" no desmame, mas pra mim foi como mais um pouquinho de curtição.
Eu voltei a ficar melhor, e recomecei tudo de novo, fui tentando aos poucos mas como ele ja tinha passado por isso uma vez, parece que ele ja tinha percebido que ia parar de mamar, ele voltou com força total, e mamando MUITO!
Mas deu certo, com muita paciencia eu consegui desmamar ele de dia novamente...
Com o tempo, ele mesmo foi criando uma rotina de sono, e ele sempre dormia assistindo DVD, dormia na cadeira.
Ponto pro desmame.
Ja que ele ainda estava mamando pra dormir, e durante a noite... Comecei a oferecer mucilon pra ele sempre que ele pedia o peito, mas não adianta, ele não gosta. Fazia ancia de vomito e tudo. Parei, não insisti.
Só que ele começou a querer o peito, mas pedia sempre o mucilon, acho que como forma de disfarce, ou medo de repreensão. (apesar de eu nunca ter repreendido)
Comecei a dormir junto com ele, deitava juntinho dele e a gente dormia, e com o tempo, ele ia acordando a noite e eu dizia: "Vem aqui, abraça a mamãe", ele vinha e voltava a dormir...
Passou algum tempo, e ele foi realmente parando com a nessecidade de mamar. Ontem, resolví fazer um teste, se ele não mamava apenas por medo de ser repreendido, ou se ele realmente tinha perdido o interesse, pois se fosse apenas por que eu mandei, isso seria muito injusto com ele. E deixei ele brincar com o peitinho, e ele brincou, espremeu, até chegou a botar a boca, mas logo ele tirou e voltou a brincar.
E aassim estamos, a 4 dias sem nenhum peito na boca.
Eu estou meio triste com isso, mas estou feliz ao mesmo tempo, pois consegui fazer isso de uma forma gradativa, e sem causar nenhum trauma, nem nele, e nem em mim!


Se eu vou sentir falta?
Eu ja estou sentindo.. Aqueles olhinhos lindos ficava me fitando com um olhar tão inocente.
Era pra cá que ele vinha, quando acontecia qualquer coisa com ele...
Mas cada fase é uma nova etapa, e isso teria que acontecer em algum momento, e eu fico feliz que tenha sido num momento de total paciencia minha, e de total compreensão dele.
Ano que vem, uma nova faze se inicia, e ele vai para a escolinha.
Ele está crescendo e eu tenho que aceitar!
Um beijo

2 comentários:

  1. Acho que sempre doi mais na gente do que neles ne...
    Que bom querida, que foi ranquilo, sem traumas... Você conseguiu amamentar durante muito tempo, e isso não é para qualquer pessoa rs...
    Quem bom que deu tudo certo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ah falta faz mesmo
    mas parabéns pela paciência
    e pela força de vontade mesmo não querendo
    mais era o melhor para seu filho
    amei a maneira como fez
    amei seu espaço
    seguindo com carinho bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir