sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Linguagem não verbal!

Olá belas mães!
O aniversário ja passou e o blog voltou a ser o que era =)
Então, linguagem não verbal, consiste em ser aquela linguagem que não tem palavras (não é o conceito comkpleto, mas em base é isso).
E como isso é complicado viu?
Aqui em casa, o Guga não me entende por completo, e eu tenho que me virar nos 30 para entender ele.
O vocabulário dele é:


ê
hum
cau

E o significado varia com o contexto, eu que me vire pra saber decifrar, e muitas vezes eu nao sei.

Um exemplo?
Estamos na sala, eu me levanto pra beber água e ele vem atrás de mim, eu bebo água enquanto ele fica dizendo 'hum' quando eu guardo o copo ele começa a chorar, balançar a cabeça e me bater (aqueles tapinhas que você dá do tipo que diz: hey, nao faz isso). Só depois disso que eu entendo que ele também queria água.

O que eu faço?
Converso bastante com ele, e principalmente num desses 'ataques' eu falo repetidas vezes o nome daquilo que ele está querendo.
água
ÁGUA
Á-GU-A
ÁGUA
ÁGA
AGA
AGUA
AGUINHA (nao pera, tou confundindo ele)
Água
Água

Ele as vezes repete, mas não sai exatamente como se deve ser procunciado, e muitas vezes sai só o "á" ou sai "abá", só que essas duas ele usa pra todo o resto

Aqui não tem post de quando ele chamou mamãe, porque eu acho que ele nunca fez isso. Ele fala mã, ou mamã, mas eu não acho que ele esteja me chamando, até porque ele as vezes me chama de babái, ou chama o papai de mamã.
Não acho que ele saiba o real significado, e falar por repetir não é falar... Então papagaio nao fala ;)

Voltando ao assunto, isso é ruim?
É claro que é, meu filho não fala e eu tenho que adivinhar suas necessidades, e na maioria das vezes eu só consigo descobrir o que é depois do choro.

Mas, é só ruim?
É Claro que não, apesar de não falar, isso desenvolve outros lados do Guga, um lado mais mímico e um lado mais independente, um lado sem preguiça, afinal ele não pode ficar sentado dizendo: mamãe me traz água, mamãe limpa minha fralda; Ele tem que ir a luta pelo que ele quer, demonstrar, fazer a gente entender.

Apesar de não saber demonstrar com palavras o que quer, ele é muito observador, e presta atenção em tudo, então sempre que alguém abre a geladeira ele corre (isso é mania antiga, antes eu achava que era por causa do calor ja que a geladeira é mais fria), e ontem ele mesmo pegou suas uvas na geladeira


Se eu estou preucupada?
Não deixo de estar, afinal enquanto ele não voltar para a barriga eu não vou deixar de estar preucupada (ou seja, nunca!). Mas eu sei que cada criança tem seu tempo, e ele não esta desenvolvendo a fala ainda mas em compensação, ele caminha, bate palma, manda beijo, pega uvas, come uvas, cospe uvas, põe as uvas cuspidas na minha boca, rí da minha cara quando como as uvas cuspidas, chora quando eu nao aceito as uvas cuspidas, adora uvas...
Enfim, ele está se desenvolvendo bem! Com o tempo ele vai aprender que água se chama ÁGUA!

10 comentários:

  1. O Arthur é assim também, ele so fala 'hum, aa, mama, haan e chora' kkk . Já sei desifrar ele, hj msm ele tava falando hum pra algum lugar e eu sem saber, ai peguei um pacote de bolachas p ele, ai ele chorou de raiva e tava dando o pacote p minha tia p ela abrir, quando ela pegou p abrir ele riu demaais, ficou feliz, e depois comeu. kkkk
    Esses jeitos so as maes p entender.
    Mas logo logo eles aprendem, cada um tem seu tempo.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, o Guga ainda é novinho! Isso é absolutamente normal. Aqui vc sabe que o Ruan tem a linguagem não verbal né? Por enquanto, mas aí vc me pergunta como eu entendo? Nos gestos né?
    Continue estimulando ele que logo logo ele estará um taguarela.
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrs...primeiro eu ri mto do seu post!!

    Mas assim ó meu filhote fala muito, e ja nao morre nem de sede e nem de fome, quer agua ele parece um papagaiio, fica falando aga aga aga aga, ate alguem dar agua pra ele, ta com fome, e papa papa ate pegar comida, e por ai vai, canta có có có, fala palavras cortadas mas sempre da para entender bem, o priminho dele que e um mes mais velho nao fala nada, so aponta o que quer, mas em compensaçao o primo corre pra todo lado, fisicamente e mais ativo, Heitor ja e mais parado!
    Dizem que criança que anda mais cedo demora pra falar, e por aqui foi isso que aconteceu, Heitor que demorou para andar começou a falar super cedo!
    Cada criança tem o seu tempo, para aprender tudo!

    Bjs

    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  4. Sabia que noto isso aqui em casa? Bella não fala praticamente nada, mas entende muitas coisas!
    Cada criança tem mesmo seu tempo viu?

    Bjãoe bom final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes queremos pressionar nosso filhos pq o filho de fulana ou ciclana já faz isso e o nosso não, mas com calma seu gatinho vai fazer tudo pq cada criança tem seu tempo.
    Relaxa e curta cada momento do seu bebê, pois passa rápido e vc vai querer que o tempo volte.
    Bjs seu bebê é muito fofo.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo amiga, umas crianças desenvolvem mais um lado do que outro, é assim e pronto né.
    O Guga é super esperto, e olha o Daniel só começou a falar direito mesmo, aos 2 anos e meio , atrasou demais a linguagem dele..mas veio super desenvolvida, sem problema amiga! O Guga tá no tempo rssss
    E será que ele dá uva para mim? kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Liindoo demais amiga ,m as é verdade cadsa criança cresce de um jeito. Quando menos vc esperar , guga vai estar TAGALERANDO :)

    ResponderExcluir
  8. hehehhehe
    Sher, entenda que TODA VEZ em especial quando colocar algo na boca tem que oferecer de volta! os bebês são mega curiosos! e o Gu é super avançado pra idade dele! sempre achei!
    logo ele n vai mais nem usar fralda! beijão

    ResponderExcluir
  9. hahahahah esse minino é esperto ele nem parece ter só um ano! È muita esperteza viu!
    Ah Biah agora que aprendeu a contar 1 2 3 no 4 ela trava rs.. Minha mãe deu agua pra ela na casca do ovo diz que faiz fala mais rapido pq o pintinho pia kkkkkkk(quem sou eu pra duvida?) tenta ai bjooocas!

    ResponderExcluir
  10. Para o mundo, vc pode ser mais uma pessoa, mas para uma pessoa vc pode ser o mundo dele.
    Tenha uma semana abençoada, filha do Senhor.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir