segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O pequeno leitor

Para algumas pessoas, a leitura é só uma coisa que nerds fazem, ou só mais uma chatice, mas para mim, a leitura é algo muito especial, me lembro do meu primeiro livrinho que era cachinhos de ouro. Lembro de pedir para o lerem a toda hora, pedia pro meu pai, pedia pra minha mãe, pedia pra minha tia que na época era meio que a babá, e me lembro de com o tempo 'decorar' o livro e fingir que lia para eles...
(pausa)
Gente, fui procurar no google uma imagem pra ilustrar o post e achei exatamente o meu antigo livrinho.... Nossa viajei no tempo agora
(despausa)

Lembro de trabalhar bastante com a imaginação enquanto liam o livro, eu praticamente podia ver quando a menina enxerida se queimava com a sopa muito quente, reclamava da sopa muito fria, eu podia sentir a textura das camas quando ela deitava. As paginas sempre bem ilustradas me chamavam bastante atençao, com o tempo fui descobrindo as letras e me interessando cada vez menos pelas imagens, eu acho elas bem mais bacanas na minha imaginação, e eu viajo quando estou lendo, e acho que não tem coisa melhor no mundo, não esta conectado então nao tem perigo da rede cair, ficar lenta ou faltar luz. Queria eu poder ser como a personagem do filme Coração de Tinta!


O primeiro livrinho do Guga. olha as maozinhas...


Andei pesquisando sobre como introduzir esse habito também no Guga, e a primeira conclusão que cheguei foi: Um leitor não nasce, se faz.
Como ele ainda é pequenininho as palavras não importam muito, o que mais chama atenção são os desenhos, e a voz da mãe é claro, confesso que estou um pouco atrazada, uns 10 meses pelo menos, mas nunca é tarde para incentivar a leitura.
Ele tem um conjunto de livrinhos aqui que eu leio de vez em quando pra ele, mas acho que isso não está sendo o suficiente, então elaborei uma listinha de 'regras' que quero seguir e fazer uma experiencia, se der certo eu conto pra vocês, mas desde já quero deixar minha listinha aqui:

  • Ler durante o dia!
A leitura geralmente é feita na hora de dormir, e a criança muitas vezes associa a leitura com soneca, e acaba por dormir sempre que a mãe inicia uma leitura. Prepararei um ambiente divertido e vamos ter suas seções de leitura por dia, uma para brincar, e a outra para dormir (junto com a nossa rotina de chantala, banho morno e caminha).

  • Tornar a leitura divertida!
Bom, ouvir a voz da mãe a criança escuta direto, e apesar desse ser o som mais gostoso que existe, a mãe pode dar um diferencial a leitura, fazer vozes divertidas para diferentes personages, utilizar bonecos e brinquedos do bebê para 'dar vida' a leitura.

  • Criar um cantinho da leitura
É bom para a criança ter uma rotina, isso inclui um lugar e um horário especifico, como tudo na vida, para criar o habito de ler é necessario organização, a criança deve reconhecer o lugar e o horário.

  • Escolha livros apropriados
Hoje em dia, tem livros para todas as idades, tem livro até para ler para o bebê durante a gestação. Então não vamos começar por Hamlet com o bebê de 10 meses.

  • Conversar sobre a leitura
Converse com o bebê, assim ele ja vai tendo os primeiros entendimentos da importância da leitura, e com o tempo ele realmente vai entender o que você fala, converse sobre a importancia, converse sobre o livro que leram, converse sobre os personagens, demonstre interesse.

  • Seja o exemplo
Bebês geralmente aprendem pela imitação, "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" não funciona com bebês, ele faz o que ele vê você fazer porque é isso que ele acha que é o correto, e depois que argumentos você terá para incentivar a leitura se você propria não lê?


Está a caminho da nossa casa, um livrinho muito especial, chamado Toca, da editora Magia de Ler, o Toca é indicado para bebês a partir de 1 ano de idade.
Aliás, tocando no assunto, a Editora Magia de Ler, é nossa parceira e vai estar com a gente no nosso sorteio de aniversário ein.
Esse mês começo a por em pratica minhas 'regrinhas' para criar um amante do livros.

7 comentários:

  1. kkk tinha esse livro tbm kkkk e corcordo que temos que da o exemplo e incentivar nossos pequenos a ler desde pequeno

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas de leitura Sheron, obrigada por partilhar isso com a gente!
    EU amo ler e quero desenvolver esse hábito na Isabella, espero que ela goste tb.

    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Muito boas dica prometo ensinar a biah a goasta de ler ao contrario de mim :)!!
    Amo esse primeiro livro do gu!! Quer dizer amo o nome dele rsrsrs

    Bjoos http://annabeatrizrafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, Sher. Um leitor se faz. Adorei o post. E esse visual de festa lindo demais! Amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ai amiga, eu confesso que estou meio atrasada com isso tbem, mas leio as vezes com a Luisa... ela ganhou uns livrinhos de pano no aniversário e enquanto leio a historinha, ela aponta para os desenhos e vou falando pra ela... é super divertido, mas eu teria que fazer isso mais vezes com ela! bjo

    ResponderExcluir
  6. Na tua cidade deve ser todo mundo pobre e encalhado feito vc!! Adoro o blog e o gu é lindo!!

    Bjs,

    ResponderExcluir