sexta-feira, 25 de julho de 2014

Como tornar sua casa mais segura para o seu filho

Como tornar sua casa mais segura para o seu filho

Você já pensou em deixar sua casa à prova de crianças? Se você é mãe e a sua resposta foi não, pense de novo e com mais carinho. Pois infelizmente o velho do saco ou os perigos da rua não são as únicas ameaças à saúde e bem-estar das crianças. Na verdade, enquanto você se preocupa em como lavar roupa, fazer o almoço e cuidar do seu filho ao mesmo tempo, os acidentes acontecem dentro de casa, a poucos metros de você, e num piscar de olhos.

Agora que você já considerou a ideia, a melhor maneira de saber se sua casa é segura para seu filho, é olhar as coisas do ponto de vista dele. Fique de joelhos ou se abaixe até a altura dos olhos da criança e observe sua casa com novos olhos. O que está ao alcance do seu filho? O que parece interessante ou desperta curiosidade? Se você fosse seu filho e pudesse engatinhar ou andar pela casa, para onde iria?


Imagem por Donnie Ray Jones

Pode parecer bobo, mas isso vai ajudar a enxergar gavetas, armários e outros espaços que seu filho pode querer entrar, escalar ou mexer. Observe também produtos e objetos que podem estar ao alcance da criança e que podem representar perigo de lesão, envenenamento ou asfixia. Faça essa avaliação novamente à medida que a criança for crescendo e mudando os hábitos de andar.

Se você ainda tem dúvidas, aqui estão algumas dicas gerais que podem ajudar na hora de deixar sua casa mais segura para seu filho:

-        Proteja as quinas dos móveis e se possível, tranque ou instale travas em armários e gavetas para manter produtos e objetos fora do alcance das crianças. Isso inclui produtos de limpeza, remédios, vitaminas e facas.
-        Use grades de segurança para restringir o acesso do seu filho às áreas da casa que possam conter itens perigosos, como a área de serviço.
-        Fique atenta para objetos de decoração que possam quebrar e aqueles que podem fazer a criança se engasgar como moedas, bolas de gude, contas de plástico, pecinhas pequenas de brinquedos, botões, clipes e quaisquer outros objetos pequenos que possam ser encontrados no chão, mesinhas, armários ou gavetas baixas.
-        Proteja os dedinhos do seu filho, colocando pesos e travas nas portas dos cômodos.
-        Coloque adesivos antiderrapantes sob tapetes e móveis para evitar deslizes. Mesmo que seu filho ainda seja de colo, existe o perigo de você tropeçar ou escorregar enquanto segura o bebê.
-        Proteja tomadas e esconda os fios dos aparelhos eletrônicos atrás dos móveis. Fita adesiva é uma solução simples e resolve o problema.
-        Fixe na parede prateleiras e estantes que podem tombar e mantenha itens pesados ou eletrônicos grandes como a TV, o mais afastado possível da borda dos móveis.
-        Quando usar o cadeirão, o trocador ou o assento de segurança do carro, assegure-se sempre que os acessórios estão bem fixados para evitar quedas ou outros acidentes.

No mais, tenha sempre uma farmacinha básica para cuidar de pequenos percalços e os telefones de emergência, como o do pediatra e do familiar mais próximo que pode te ajudar em caso de necessidade.

Lembre-se que essas dicas são apenas sugestões de algumas das medidas de segurança que você pode tomar para proteger o seu filho. Cada casa é de um jeito e as necessidades também são diferentes. Com certeza você é a mais interessada no bem-estar do seu pequeno e sabe o que é melhor para ele. Por isso, faça o que puder e relaxe! Curtir seu filhote e vê-lo crescer é o mais importante!


2 comentários:

  1. Oi Sher...
    Muito boas as dicas! Se eu tivesse seguido algumas teria evitado tanto grito, hahaha.

    "Não porque tava dando o malvare não, e tenho recebido tanto comentário que é spam!"

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sher! Muito bem lembrado. Afinal, o índice de acidentes domésticos ainda é muito alto. Beijo carinhoso em vocês e feliz fim de semana! Renata

    ResponderExcluir