quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cesária não é motivo de tristeza, mas deveria!

Bom, primeiramente eu quero deixar claro que apesar da minha clara preferencia por PN, esse post não é uma apologia, e tento escrever sem ferir o ego de ninguém, esse post tenta mostrar a mudança de opinião de uma massa. Não se trata de ser menos ou mais mãe, e muito menos de uma crítica a sua escolha de parto, repetindo, não escrevo para ofender.

Vou iniciar meu ponto de vista com um outro assunto, também polemico: Religião, e novamente, não farei críticas ou apologias a religião nenhuma e tratarei aqui exclusivamente do cristianismo, então, nada de se ofender ein?

A aproximadamente dois mil e quatorze (~2014) anos, havia uma forma de tortura e "pena de morte" para os homens que "merecessem", essa era a cruz, a cruz é o equivalente a cadeira eletrica hoje em dia, ou as câmaras de gás da Alemanha nazista= Ato de crueldade por onde pessoas morrem!
A imagina se você encontra uma pessoa na rua, utilizando uma cadeira elétrica no pescoço e com um homem eletrocutado lá, seria no mínimo uma pessoa de gosto meio duvidoso, e era isso que a cruz era: um lugar de tortura que ninguém queria lembrar, pois ja deveria ter visto pessoas morrerem dessa forma. E como uma reviravolta do destino, um símbolo que significava tortura e morte, virou o símbolo de uma fé, de uma luta.
Sem querer saber os motivos que levaram os cristãos a adotarem tal simbolo, eu estou apenas falando que uma coisa que era sinônimo de morte, hoje é sinônimo de fé.

Entendido?

Agora vamos para o assunto principal do post.

Antes de se haver a cesária, ocorriam mortes de mulheres ou bebês, (mulheres em sua maioria, pois o bebê era a prioridade) por conta de não conseguirem realizarem o parto normal.
Quando a cesária foi "inventada" ela era um ultimo recurso para o caso de mulheres que não conseguissem ter o filho por vias normais, ou quando o bebê estava em risco de perder a vida.
Da pra imaginar que qualquer mulher em sã consciência, preferia ter o filho por vias normais, do que receber o diagnostico que o filho estava sob risco de morte. Durante um tempo, cesária era motivo de tristeza.

Como uma reviravolta do destino novamente, hoje em dia, a cesária é um sinônimo de status, de comodidade, de avanço tecnológico, de saúde, e de segurança.




2 comentários:

  1. Gostei da colocação, é realmente interessante como as coisas vão mudando de direção. Os valores vão transformando-se assim com o ser humano que é instável e tem uma busca cega por coisas erradas.

    Esse seu pequeno texto fez me fez lembrar de um livro chamado a Revolução do Bichos (George Orwell) que mostra que quem tem o poder faz as suas verdades prevalecerem.

    Um Beijo Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Apesar de respeitar todos os tipos de opiniões, eu fiz uma cesárea e faria novamente. Fiz porque sentir mais confortável e não por indicação médica ou muito menos por opinião médica de que seria melhor.
    Claro, que não fiz por querer que ele nascesse em tal data, muito pelo contrário, esperei os primeiros sinais de que a hora dele tinha chegado e fizemos a cirurgia. Se foi melhor para ele? a uma eterna contradição, mas eu penso que o parto é um momento único onde o importante é o amor sentido no momento, independente do tipo de parto.
    Porém se alguém me pedi uma opinião sobre qual parto, apensar de optar por cesarea, digo apenas que escolha o for melhor e te deixará feliz no momento mais especial.

    ResponderExcluir