sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Consumismo Infantil

Olá Belas Mães!
Dia das crianças está chegando, e o que você vai dar pro seu filho?

Essa pergunta tem mexido muito com a minha cabeça, ja que eu fico pensando num presente bacana e que ele realmente vá gostar, e a conclusão que eu cheguei foi: Não vou dar nada esse ano.
Não porque eu ache que as crianças não devam ganhar presente de dia das crianças, mas porque eu não encontrei nada que eu realmente queira dar pra ele.
Quando eu vou dar presentes, eu geralmente procuro algo com significado, alguma coisa com uma história por trás. Então resolvemos ir para a praia no dia das crianças, vai ser uma diversão, e agrada a todos nós.

No entando, não é só a pergunta que tem mexido comigo, mas algumas respostas que eu ouví. Bom, alguns pais apressadinhos, não se contiveram e ja deram logo os seus presentes e alguns postam no facebook, e outros a gente apenas fica sabendo mesmo por comentários.

Eu não quero dizer que acho isso um absurdo, ja que absurdo é um pouco de mais, mas que eu acho um exagero e em parte um desperdício, isso eu acho.
Fico pensando, como o bebê de 1 ano e alguns meses vai dirigir um carro/moto automatica, será que ele ao menos sabe pra que serve?
Fico pensando, o que aquela criatura de 4 aninhos vai fazer com o tablet novinho que os pais deram. Sei lá, corrijam-me se eu estiver errada, mas aos 4 anos, a criança ainda não sabe ler não é? Então ela vai usar um tablet pra jogar? Então tinha dado, sei lá um video game portatil, ou um daqueles gradões, pra ficar em casa, melhor que ladrão nao rouba.

Eu não sou contra dar presente no dia das criança, é um dia delas, elas merecem um presentinho com certesa, eu sou contra você perder a noção do juízo e gastar uma fortuna numa coisa que o seu filho mal vai usar.
Um pouco de bom senso, eu sei que todos tem, e no mercado atual, existem vários brinquedos educativos, para TODAS as idades. Desde os primeiros meses, até os 12 anos.

Mas tudo bem, eu não tenho como controlar você, dinheiro, vida, filho.. Todos seus, e você decide o que fazer. Mas que valores você passa pro seu filho?
Eu pergunto assim... Ele sabe que existem crianças que não ganham nem um abraço de dia das crianças, quanto mais brinquedos carissimos? Se você gosta de dar presentes caros pro seu filho, pelo menos, passe valores pra ele. Faz uma junta aí de brinquedos antigos e vai com ele em alguma instituição pra fazer uma doação.
Mas lembre-se, faça isso pelo motivo real! Não precisa postar no facebook pra todo mundo te elogiar... É muito legal dar um presente pra uma criança, seja seu filho, ou não. Experimente!

Ah, e se lembre bem dos "caprichos" que você está colocando no seu filho hoje, caso algum dia ele decida fazer um showzinho numa loja de brinquedos, querendo aquele mais caro.

Ps.: Isso não é inveja porque você pode comprar uma coisa carissima e eu não... Isso é apenas uma transferencia de valores, espero que alguém consiga captar a mensagem, afinal, daqui a 02 meses tem o natal neh ?

Ah, e tem um vídeo muito legal sobre consumismo infantil que eu assistí a mais ou menos um ano atrás, e dá uma checada se seu filho é consumista, e aproveita pra dar uma revisada nos valores


Se por acaso, você pensa que eu estou falando de você nesse post, primeiro repense bem seus conceitos, e depois saiba que eu não estou falando de uma pessoa especifica, mas de muitas pessoas que eu ví por aí ok?
Um beijão

3 comentários:

  1. Olá amiga passando para onhecer seu blog e já adorei, seu post é ótimo e diz tudo, os valores que realmente importa não só no dia das crianças e sem para uma vida!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você disse que não ia dar nada e no post seguinte mostra o tantão de alegria que deu a ele! :-) Até hj lembro das idas à praia com minha família, sabia? Bjus e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir