terça-feira, 2 de abril de 2013

Bebês fumantes!

Oi Belas Mães..

Acabei de ver uma reportagem que mostrava a indgnação de uma jornalista ao ver a mãe acender o cigarro para o filho num parque e 'se divertir' com a cena (Link da Reportagem). Me lembrei que a alguns anos atras, o mundo inteiro ficou em choque ao ver o documentário de um bebê que fumava, e as pessoas ficaram horrorizadas.

O Fato é que para um bebê ou qualquer pessoa fumar, ela não precisa necessariamente ter um cigarro aceso na boca e tragar, e isso nem depende da pessoa em questão.
Existe o fumante passivo, que optou por não fumar, mas recebe os mesmos malefícios do cigarro  que recebe um fumante ativo, só pelo fato de estar perto dele.

Quando nos tornamos mãe/pais existe uma outra vida que de ve ser levada em consideração na hora de qualquer decisão, e principalmente, decisões de saúde.

O que vem ao caso é que, se você estiver na rua e ver duas das seguintes imagens, qual delas vai te deixar chocado?


O fato é que mesmo que você não queira, vc fica mais chocado com a segunda.. Isso acontece porque a primeira já é bem comum de se ver. E ninguém faz absolutamente nada pra impedir!!

"Quando a mãe fuma no periodo da amamentação a criança recebe nicotina pelo leite materno, se a mãe fuma cerca de 20 cigarros por dia o efeito nas crianças podem ser: Agitação, taquicardia, vômitos e diarréia.

Para as mães que fumam entre 30 a 50 cigarros por dia os efeitos são muito mais perigosos como: Palidez, cianose, taquicardia e pequenas paradas respiratórias.
Além do que crianças que crescem em meio a adultos fumantes tem chances muito mais elevadas de terem uma doença respiratória como a bronquite ou pneumonia.
Outro dado importante é que um estudo feito em Nova York revelou que crianças de 7 anos que as mães fumaram durante a gestação e amamentação tem um atraso de aprendizado de cerca de 6 meses comparadas a crianças de mães não fumantes."


As vezes isso não vem da mãe, mas vem do pai, da avó, do avô ou da babá, seja de quem for: CONFRONTE!  Não permita que terceiros deixem seu filho doente, porque a culpa sempre recai sobre a mãe.



Se tiver uma criança por perto, apague o seu cigarro e qualquer outro cigarro que esteja aceso, e por uma juventude mais saudavel e sem vicios, não vamos expo-los a isso

Afinal, o bebe fumante também é aquele que está próximo de quem fuma ;)

6 comentários:

  1. Com certeza, a segunda choca mais... Mais fumar perto de criança, pessoas, ou estar grávida ou amamentando é pessimo, sou totalmente contra, acho que as pessoas deveriam se conscientizar mais sobre o assunto como o cigarro, o quanto faz mal para quem fuma, e para quem está perto... Detesto. Bjs
    Vivi e ISaac

    ResponderExcluir
  2. os dois sao bem chocantes né, a primeira é a mae amamentando, que faz o mesmo efeito né e ainda mais pq é um ser acabou de sair da barriga né, e a sugunda também é horrivel nada de bonito.

    ResponderExcluir
  3. As duas preocupam é verdade. Sher adorei seu post, com certeza alguma mamãe vai abrir os olhos vendo isso
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc em tudo. Acho absurdo mães fumarem perto dos filhos e pior ainda na gestação. No entanto, não tem como não dizer que a segunda imagem choca mais. Na segunda imagem o adulto está ensinando um hábito super prejudicial ao filho, com perigo de morte. Embora, o exemplo de pais fumantes também não seja o ideal, eu imagino. No entanto, minha mãe fuma e eu odeio cigarro, agora essa criança que aprendeu a fumar não vai ter nem essa escolha, porque já vai crescer viciado nessa droga. Eu não sei se é, mas isso deveria ser crime. bjos

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que não passo por aqui!
    Que saudade de vocês!!

    Bom que absurdo isso né, também ví a reportagem e fiquei indignada.
    Post muito bom esse seu!

    Beijos

    Te sorteio lá no Blog!

    http://yasmin-vitoria.blogspot.com.br/2013/04/studio-personal-music-super-parceria.html

    ResponderExcluir
  6. Adorei todo o seu blog estou curtindo muitissimo TUDO !
    Também participa do E-family?
    Estou te seguindo me segue tbm?
    BEIJOS

    ResponderExcluir